Aditamento Fies 2014 Como Fazer

07/10/2013

Aditamento Fies 2014 Como Fazer

Todos os estudantes que já possuem ou pretendem cursar ensino superior se inscrevendo no FIES 2014 devem estar atentos para quaisquer alterações que possam ocorrer na legislação do FIES sobre os contratos, condições de financiamento, aditamento e renegociação. Qualquer alteração efetuada nas condições de financiamento contratuais exigem que o estudante efetue o Aditamento do Fies 2014.

O aditamento do FIES 2014 é a confirmação do interesse do estudante em utilizar o programa para mais um semestre. É a renovação e atualização do contrato, que deve acontecer semestralmente, através do Sistema Informatizado do FIES. O aditamento de renovação semestral dos contratos FIES pode ser simplificado e não simplificado.

No aditamento simplificado não ocorrem alterações nos valores e nas informações contratuais, existindo apenas atualização dos dados pessoais e valores das semestralidades, o aluno precisa apenas acessar o SisFIES, disponível no endereço http://sisfiesportal.mec.gov.br/, em até vinte dias após a solicitação da CPSA – Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento. Deverá então informar CPF e senha e confirmar os dados no sistema, se estiverem corretos. Depois disso deve comparecer à CPSA para retirar o DRM – Documento de Regularidade de Matrícula assinado pelo presidente ou vice-presidente da Comissão.

Os contratos não simplificados são aqueles com modificações mais complexas, com alterações nos valores e em eventuais informações. Inicialmente o estudante deve seguir os mesmos passos do aditamento simplificado, acessando o SisFies em até vinte dias após a solicitação da CPSA e confirmar os dados no sistema, caso estejam todos corretos.

Após fazer a retirada do DRM, o aluno precisa comparecer ao Agente Financeiro, acompanhado do seu representante legal e do fiador (Caso o estudante tenha), para formalizar as atualizações em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil após a confirmação da solicitação de aditamento.

É imprescindível que o candidato confira todos os dados antes de efetuar a confirmação no sistema. Pois após ser realizada a solicitação junto à CPSA, caso o estudante verifique alguma informação incorreta, é preciso que ele rejeite tal solicitação e entre imediatamente em contato com a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento para fazer as devidas correções e reiniciar o processo de aditamento.

Para saber mais detalhes sobre o Fies 2014, leia outros artigos disponíveis em nosso site e caso tenha dúvidas, nos fale nos comentários no espaço disponível logo abaixo. Conte sempre com nossa ajuda, boa sorte!

luana bispo da silva abril 16, 2014 às 4:23 pm

olá,paguei as semestralidades que estavam vencidas hoje,por volta de 12:00,e estou tentando fazer o aditamento desde ás 15:30 e não consigo.Qual o procedimento devo tomar,já que o prazo já está se esgotando?

Responder

demencilio de souza neto abril 15, 2014 às 5:48 pm

quero ver o aditamento

Responder

Juliana Sousa de Castro abril 13, 2014 às 7:49 pm

Boa noite, tentei fazer o meu aditamento e não consegui, olhando o prazo e vi que esta próximo a se esgotar. portanto gostaria de solicitar do tutor a liberação da ficha de aditamento para que eu possa esta fazendo o meu aditamento dentro do prazo.

Grata,
Juliana Sousa de Castro.

Responder

TATIANE abril 9, 2014 às 11:38 pm

não consigo fazer o adiantamento do fies… esta dando erro, o meu cpf está correto, mas n consigo “nem com a senha q me enviam por email” o que posso fazer? só posso fazer esse adiantamemnto até o dia 28/04

Responder

Davi Russo abril 8, 2014 às 1:10 am

Boa noite a todos. Paguei minha trimestralidade com certo atraso, porém a mesma já está quitada e não consigo realizar o aditamento do FIES devido a mensagem ” Cancelado por decurso de prazo do estudante”. O prazo se encerra no dia 30/04/2014 e gostaria de saber qual providencia adotar neste caso.

Responder

mileny abril 7, 2014 às 5:55 pm

Fiz o financiamento de 70% do fies, por opção minha, mais agora gostaria de saber se tem como eu mudar no 2ª semestre para 100%, e qual o procedimento.

Responder

Mário Vieira março 29, 2014 às 3:49 pm

Srs, funcionários e Sr. Ministro da Educação e Cultura José Henrique Paim Fernandes!

Seguinte, cursei engenharia mecânica a partir de 2008 até o 8º semestre, pagando as mensalidades com meus próprios recursos. A partir de 2012 quando ingressei no 9º semestre não consegui mais arcar com as mensalidades, foi quando fiz a adesão do FIES.
Por questões particulares, em meados de abril de 2012, precisei trancar minha matrícula e suspender momentaneamente o financiamento, e fiquei sem estudar durante o restante do ano todo.
Em 2013 retomei os estudos, mas foi (e está sendo) um verdadeiro calvário para mim a reativação do FIES.
A conclusão da suspensão do ano de 2012 somente se deu por concluída em setembro de 2013, quando foi liberada a dilatação, e posterior aditamento do primeiro semestre de 2013.
Ocorre que desde a data supracitada, o referido aditamento ainda hoje (em 29/03/2014, data em que redijo esta insatisfação minha com V.Sa.) encontra-se em processo de análise para contratação.
Por diversas vezes abro demandas no site do Sisfies, ligo insistentemente no 0800616161 e a resposta que sempre ouço é “QUE AINDA ESTÁ EM PROCESSO DE ANÁLISE PELO DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL”. Ao ouvir isto, insisto com o(a) atendente que me posicione com maiores detalhes e que me dê um prazo para a conclusão. O que ouço como resposta? “O MEC NÃO TRABALHA COM PRAZOS E NÃO TEM COMO CONTATAR O DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL. O QUE PODE SER FEITO É REGISTRAR UMA SOLICITAÇÃO DE URGÊNCIA PARA ANÁLISE DA CONTRATAÇÃO”. Isso é o cúmulo do descaso, é um tapa na cara do cidadão.
Uma urgência que já dura quase 7 meses e nenhum parecer!!! Se fosse um doente em fase terminal, se dependesse de assistência, com a tratativa de urgência que o MEC tem dado, a família já estaria providenciando a missa de 1 ano de falecimento.

Pois bem, se vocês não tem prazo para uma definição, EU TENHO!!!!!!

Já finalizei meu curso e toda esta indefinição está me acarretando sérias consequências.

1) A instituição está sem receber a verba do MEC correspondente as minhas mensalidades de 2013, e o prejudicado com isto sou eu. Possuo disciplinas pendentes de recuperação das quais fui reprovado (popularmente chamamos estas reprovas de DPs) e a instituição não me deixa cursá-las novamente, diz que não será permitido enquanto não quitar os débitos em aberto mesmo sabendo que sou aluno FIES e no momento não consigo quitá-las. Com isso minha conclusão e formatura estão emperradas, bem como uma melhor colocação profissional no mercado de trabalho.

2) Supondo que eu não tivesse nenhuma pendência acadêmica (DP), hoje estaria impedido de realizar minha colação de grau e receber o diploma de bacharel em engenharia mecânica, e como já disse anteriormente, não poderia obter o registro da classe profissional (CREA) e buscar uma melhor colocação profissional no mercado de trabalho.

3) Tenho como PRAZO PARA CONCLUSÃO 2 anos para eliminar todas as pendências, se isto não ocorrer serei obrigado a cursar tudo novamente desde o 1º semestre. Neste meio tempo ainda corre-se o risco de alterar a grade curricular do curso (e vocês, MEC, são os responsáveis por esta alteração), e eu ter de cursar as novas matérias que antes não constavam na grade. Quem irá arcar com os custos da alteração da grade curricular, sendo que hoje devido a vossa morosidade não posso cursar minhas reprovas??? Vocês se responsabilizariam, sendo que hoje o principal agente causador disto tudo são vocês????

Portanto, peço encarecidamente que de uma vez por todas concluam os aditamentos pendentes, ou me posicionem se há algo irregular em meu cadastro/contrato que impede de prosseguirmos.

O OUTRO LADO DA MOEDA:

Minha insatisfação não se resume somente ao MEC e sua morosidade para definição dos aditamentos.

Por sua vez a Faculdade Anhanguera de Jundiaí, membro do grupo Anhanguera Educacional S.A., não se esforça para auxiliar os alunos, deixando evidente que sua única preocupação é com os lucros financeiros. Não à toa a nota da instituição caiu no ENADE e recentemente foi auditada pelo MEC, quanto a qualidade do ensino prestado.
Os alunos de engenharia civil então que os digam o quão já estão saturados.
Uma vez que ela participa dos programas do FNDE do MEC, ela por ser a mais interessada em receber a verba pendente, joga toda a responsabilidade nas costas dos alunos, obrigando-os a fazer acordos financeiros, mesmos sabendo que possuímos o FIES e que não é nossa culpa, responsabilidade ou má fé pelo débito em aberto, caso queiramos dar andamento em nossas situações acadêmicas.
Não temos na instituição o apoio devido em procurar solucionar com o MEC esta situação. A mesma só está lá como ponte de transferência na transmissão de documentos entre alunos e MEC.
Faço aqui uma ressalva, que me refiro única e exclusivamente a instituição, pois sei que os funcionários não são culpados por ter de trabalhar segundo à política da mesma. Há muitos funcionários (e por uma questão de ética não citarei nomes aqui) que se desdobram em suas atribuições para tentar solucionar os problemas dos alunos, mas que no final acabam ficando de mãos atadas frente as burocracias que os impedem de dar um suporte maior, e acaba recaindo sobre eles toda insatisfação dos alunos.
Por causa do entrave com os aditamentos que me assola, durante todo o ano passado de 2013, frequentei as aulas de forma irregular.
A “via crucis” já começava logo na catraca, onde meu RA não constava cadastrado. Até explicar toda a história para o pessoal da portaria já haviam se passados uns dez minutos tentando entrar na faculdade. Com o passar do tempo, fiquei conhecido dos porteiros que deixavam o “cara do FIES” entrar pelo portão.
Em nenhum momento de 2013 meu nome constou como matriculado no sistema da faculdade.
Meu nome não constava em listas de presenças das aulas e nas atas das avaliações parciais e oficiais. Sempre incluía o meu nome à mão na lista de presença, e em dias de prova eu assinava a chamada “ata de ocorrência”, documento feito para aqueles cujo nome não constavam na ata de prova assinarem e onde os professores lançam suas notas.
Nas provas finais do segundo semestre de 2013, a faculdade adotou a seguinte postura de quem estivesse sem o nome na ata não poderiam fazer as provas (e nessa leva estava incluso os alunos com problemas no FIES), e os obrigavam em horário de prova se dirigirem até a secretaria para solicitar uma autorização (que nada mais era que a ata de ocorrência, agora entregue de forma individual para cada aluno). Neste momento a faculdade “pegava” os alunos inadimplentes e queria discutir acordos naquele instante, em horário de prova, com o professor em sala já aplicando a prova para os demais. Fora todo este constrangimento, como se não bastasse, ainda tínhamos que abordar os funcionários da secretaria para nos atender, desrespeitando aqueles que estavam com senhas em mãos aguardando para serem atendidos, pois ao chegar lá (pelo meno na minha percepção e nas vezes que me dirigi à secretaria) não tinha ninguém para atender com exclusividade alunos que estavam com o nome fora das atas.
Como meu nome não constava matriculado no sistema, minhas notas até hoje não foram lançadas. Tenho todas elas informadas extra-oficialmente pelos professores, que me passaram por e-mail.
Nunca passei antes por esta situação, no entanto já ouvi várias declarações de alunos que tiveram problemas com notas que não foram lançadas e para correr atrás dessas notas passaram sufoco.
No início deste ano passei um e-mail para a coordenação do curso explicando todo o problema que atravesso e pedindo a sua colaboração. Até hoje não obtive resposta.
Hoje, desde o início de fevereiro, estou trabalhando em Embu das Artes, e não consigo tempo para vir até a faculdade em Jundiaí para procurar alguém, mas tenho a plena certeza que no momento em que eu fizer isso vai ser como se nada tivesse acontecido.

Também espero da faculdade um posicionamento, pois há várias declarações de pessoas nas redes sociais que conseguiram judicialmente um resultado ao seu favor, alegando que faz parte do regulamento do programa que em nenhum momento o aluno pode ser prejudicado por falhas no sistema do mesmo. Não gostaria de precisar levar este caso para esta esfera.

Atenciosamente
Mário Vieira
RA 0894429

Responder

Maicon Santos Martins março 27, 2014 às 6:38 pm

Boa noite, eu coloquei o valor dá minha inscrição do fies errado, tem como libera o meu cpf para eu concertar

Responder

maria de fatima moreno da silva março 13, 2014 às 11:54 pm

Estou tentando fazer o aditamento do fies 2014 desde janeiro e não consigo, da cpf errado ou senha errada, a faculdade diz que tem prazo para este procedimento, como fazer? Estou cursando Direito na Faculdade Estacio de Sá, Campus Juiz de Fora. MG, no aguardo de uma resposta definitiva, o telefone informado tambem não atende.

Responder

valternia santos março 13, 2014 às 2:47 pm

quero fazer aditamento por que parei em sao paulo e to tranferindo para ca o que faço

Responder

Marcella Marques Coêlho março 13, 2014 às 8:08 am

Olá, Gostaria de saber o que está acontecendo … Ao tentar fazer meu aditamento tenho que mudar a renda do meu fiador, mais não está alterando,e agora o que faço?

Responder

Carolina Saraiva Tameirão março 7, 2014 às 8:15 pm

Demorei pagar a taxa trimestral do fies e o cpf do fiador foi cadastrado no serasa, paguei imediatamente mas mesmo assim meu fies nao estava liberado pra aditamento, hoje ao verificar se estava disponível tinha a seguinte mensagem Cancelado por decurso de prazo do estudante”, porém estava atenta e os funcionários da CPSA da minha faculdade me informaram que relamente demorava. Ainda tenho chances de renovar o contrato? Estou desesperada, por favor me deem um aresposta. Obrigada.

Responder

ane caroline fevereiro 27, 2014 às 12:40 pm

Nao consigo faze o aditamento da erro na senha e no cpf, ja troquei de senha e mesmo assim nao vai ….

Responder

sueli fevereiro 19, 2014 às 12:52 pm

Estou tentando fazer minha rematricula des do dia 20 de janeiro e não consigo,fala que estou com pendencia financeiro,ja fui no banco e nao tenho restrição nenhuma estou em dias com minhas mensalidades,fui com a menina que faz atendimento na uniron ela me deu esse numero0800616161,liquei guase o dia todo quando eles atendem ai desligam,por faor me ajudem,será que vou perder o fies?estou dezesperada ninguem sab passar imformação.ja ouvi comentarios desce fies que é uma furada,ja estou comesando acreditar que é mesmo,os funcionarios não atendembem,são todos ignorantes ficam pendurados no telefone inves de atender os estudantes e interesados.

Responder

querci fevereiro 18, 2014 às 12:02 pm

Preciso fazer o aditamento mais toda vez que tento ou da erro no cpf ,ou erro ao digitar imagem,ou erro na senha já troquei 3x.me ajudem

Responder

euler da silva fevereiro 17, 2014 às 1:23 pm

Eu fiz o aditamento 04/02/14 e ate hoje nao esta disponivel no site do mec. O meu atendente bancario nao conseguiu concluir meu aditamento, pois nao esta disponivel no cope. O meu prazo vence hoje, o que vao fazer, estende-lo? Preciso da resposta urgente.

Responder

leandra santos fevereiro 17, 2014 às 11:52 am

eu sou meu proprio fiador. estou cursando o 5 semestre em nutricao na faculdade mauricio de nassau.e gostaria de saber se posso trancar a faculdade por alguns semestre, sendo fies.preciso da resposta com urgencia.

Responder

FRANCISCO SANTOS BASTOS fevereiro 16, 2014 às 9:07 am

não consigo fazer o aditamento do FIES PARA 2014

Responder

Alan fevereiro 12, 2014 às 6:41 pm

O aditamento do FIES é só pros alunos do 2º semestre em diante ou a partir do 1º ?

Responder

Fabiola fevereiro 12, 2014 às 2:34 pm

Boa tarde!!!
Sou fiadora de um estudante , que está tentando renovar a matricula e entra no site aparece que o meu nome está com uma restrição só que já fui em vários bancos e me informaram que não consta restrição nenhuma o que devo faze?

Responder

giselli fevereiro 12, 2014 às 2:14 pm

vou acabar perdendo o fies e parar de estudar por um erro de vcs favor me responder urgentimente

Responder

giselli fevereiro 12, 2014 às 2:09 pm

quando vou fazer meu aditamento da erro, fala q meus documentos estar errado.. a faculdade diz que todo munto que faz administraçao nao estar conseguindo fazer o aditamento. e pediu pra ligarmos para esse numero 0800616161 pra falar com vcs.. so que esse numero nao existe.. como faço pra resolver meu problema ?????????????

Responder

idalton alves de lima da silva fevereiro 10, 2014 às 4:15 pm

Eu tenho fies 100%

Responder

rosineide marques fevereiro 7, 2014 às 8:48 pm

o órgão que cuida do fies na minha universidade já fez meu aditamento. Segundo o funcionário. O mesmo pediu que eu validasse o aditamento via internet e voltasse lá para assinar… só que digito senha, cpf e e- mail e a mensagem que aparece diz: aluno não encontrado., e que meus dados são inválidos. O funcionário pediu para eu ligar para 0800616161-site do Mec. Fiz. a atendente pediu que eu tentasse o servidor mozila. Foi um ppesadelo. Apareceu de tudo, menos a página para eu preencher meus dados.
Só não estou desesperada por quê o funcionário me garantiu que por lá o aditamento já está feito. Alguém aí com esse mesmo problema?

Responder

NEIDE APARECIDA SSILVEIRA DE OLIVEIRA março 9, 2014 às 8:02 pm

Neide aparecida silveira.
Sim, também estou com esse mesmo ploblema, e ja não sei mais o que fazer, ja liguei em todos os números que me foi passado, mas até o momento nenhuma resposta, será que vou perder meu financiamento?

Responder

eduarda fevereiro 7, 2014 às 12:02 am

se caso o aditamento tenha alteraçoes na renda familiar ele entao sera nao simplificado?

Responder

Jullyana Filgueira fevereiro 5, 2014 às 11:25 pm

quando tiver alguma alteração no meu contrato e eu for fazer o aditamento não simplificado terei que levar o meu fiador? ficará muito difícil, pois ele mora em Crato e trabalha em Barbalha e eu estudando em Sobral. Gostaria de saber se há uma possibilidade de outra saída talves por procuração. Por favor me retornem.

Responder

maria Jose De oliveira fevereiro 5, 2014 às 11:12 pm

Não estou conseguindo realizar o aditamento e hoje é o último dia de prazo para realização , o que faço? Pede e-mail, senha e Cpf e mesmo assim não consigo acessar. Alguém pode me ajudar?

Responder

Raimundo fevereiro 5, 2014 às 2:20 pm

Boa tarde, quando vou fazer o aditamento esta dando esta dando um problema na instituição que não apareceno portal liberado para fazer. Como resouver essa situação, pois é chato fazer toda vez a rematricula encima da hora.

Responder

ANGELA FERREIRA DA SILVA fevereiro 3, 2014 às 10:47 pm

A faculdade não consegue fazer meu aditamento desde o 2º semestre 2011 e agora eles não querem mais fazer minha rematricula, eles me pediram para pagar o valor corresponde ao valor financiado via FIES, como eu disse que tinha condições de efetuar este pagamento minha rematricula não foi feita, sendo assim já estou perdendo aula. O que fazer neste caso?

Responder

ANGELA FERREIRA DA SILVA fevereiro 3, 2014 às 10:49 pm

Corrigindo o texto: “..como disse que NÃO tinha condições…”

Responder

fernanda fevereiro 3, 2014 às 4:02 pm

Boa tarde!

Estou tentando fazer aditamento da erro no site o que devo fazer no aguardo.

att

Responder

Rita de Cássia Bezerra Custódio fevereiro 2, 2014 às 11:41 pm

Meu nome é Rita de Cássia Bezerra Custódio, sou aluna de Odontologia na Faculdade FACIG e estou cursando o 4º Semestre e não consigo fazer o aditamento do 3º Semestre e do 4º, porque o meu nome está errado no CPF que antes era: Rita de Cássia Bezerra de Lima e agora é : Rita de Cássia Bezerra Custódio . Gostaria que fosse corregido o meu nome para fazer assim o meu aditamento , aguardo resposta!
OBS: Meu nome já foi corrigido na Receita Federal .

Responder

fernanda DiAS fevereiro 1, 2014 às 4:55 pm

Ola otimo sabadão to aguardando a mensagem para fazer o aditamento dos fies porem não recebi e nao consigo acesso no site alguém sabe o que eu faço as minhas aulas começa dia 3/01/2014.

Responder

raffaele mendonça de souza janeiro 31, 2014 às 9:24 pm

fiz o aditamento do modo simplificado,na hora de confirmar apareceu uma mensagem tipo fazer correção na menstralidade aumento de 20% no valor mensalidade,renda bruta familia inferior…….etc,foi refazer aí veio o problema apareceu no modo não simplificado,como refazer e voutar no modo simplificado e dar continuidade…

Responder

jair janeiro 31, 2014 às 8:00 pm

Gostaria de saber como faço para mudar alguns dados que foram preenchidos no aditamento do sisfies?

Responder

francimar barbosa de almeida janeiro 29, 2014 às 1:42 pm

naõ consigo fazer meu aditamento…eu entro no site e pede meu cpf e senha ,faço tudo direitinho,mas nao consigo acessar ,diz que estao incorrentos…..o que eu faço?

Responder

Jair janeiro 30, 2014 às 7:06 pm

Também estou com o mesmo problema! Você conseguiu alguma solução?

Responder

maria de fatima moreno da silva março 13, 2014 às 11:59 pm

Caraca, parece que todos estão com o mesmo problema, como pode isso? A faculdade-estacio-de-sa-de-juiz-de-fora.aspx cobrando e o Sisfiesportal.mec.gov.br nao da uma resposta, pelo visto para ninguem. Estou revoltada.

Responder

Bianca fevereiro 5, 2014 às 10:31 am

Olá, caso você já tenha feito o FIES no ano de 2013 e não está conseguindo entrar, tenta clicar no esqueci senha. Provavelmente você conseguirá uma nova senha e assim entrar no sistema. No caso não conseguir, procure a agência do banco que você fez o contrato, eles também poderão resolver o seu problema, e dizer, talvez se ocorreu algum problema. Boa sorte!

Responder

roberto janeiro 24, 2014 às 8:07 pm

gostaria de dilatação do contrato do fies, o que devo fazer?

Responder

Crislane Oliveira janeiro 23, 2014 às 11:47 pm

Qual o primeiro passo para fazer um aditamento? É meu ou da Faculdade?Não sei o que fazer???

Responder

Bianca fevereiro 5, 2014 às 10:34 am

Olá, bom dia!
O primeiro passo pra fazer o aditamento é seu. Você tem que levar consigo até a secretaria da unidade a senha do FIES. É fácil e simples.
Ex: no meu caso, tive que agendar na secretaria da faculdade (Universidade Estácio de Sá), tem que estar com o FIES em dia com a mensalidade, e levar a senha do FIES junto com seu CPF. Boa sorte.

Responder

Ana Paula Oliveira janeiro 16, 2014 às 8:41 am

Olá eu fiz 6 matérias no semestre passado e rodei em 2 matérias ..gostaria de saber se corro o risco de perder o fies e oque acontece a partir de agora ?

Responder

Tamara janeiro 15, 2014 às 8:39 pm

Não consigo fazer os aditamento do meu curso, entro no sistema de aditamento aparece essa mensagem erro M 269, entre em contado com a CPSA.

Responder

ANa Carolina janeiro 15, 2014 às 3:43 pm

Desde 13/01/14 tento fazer o aditamento e não consigo. Ligo e não me atendem entrei em contato com FDNE e nada.

Responder

neusa goveia janeiro 15, 2014 às 2:11 pm

BOA TARDE
GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA ADIANTAR OS PAGAMENTOS DO FIES, PRETENDO PAGAR TUDO EM ATE TRÊS VEZES. E GOSTARIA DE SABER O SALDO DEVEDOR TOTAL PARA PAGAMENTO DE UMA VEZ ANTES DO PRAZO DE CONTRATO.

DESDE DE JA AGRADEÇO E AGUARDO RESPOSTA.

Responder

julio janeiro 14, 2014 às 4:51 pm

boa tarde meus amigos,
desde de segunda feira dia 13.01. 2014, venho tentando fazer o aditamento e não consigo min parece que nao esta liberado no sistema,eu coloco o meu CPF/SENHA,corretos e aparece a mensagem que esta incorreto sera que ira comecar as aulas i o contra tempo vai surgi vamos resolver esta situacao o quanto antes melhor vou colocar no programa de bocao a unime deve tomar rapidamente uma providencia

Responder

Bruno janeiro 10, 2014 às 3:08 pm

meu fies era 100%, mas eu tinha um convenio com a empresa e ganhei 30%, com isso eu baixei meu fies para 70%, só que agora a empresa me da apenas 15%, tem como eu aumentar meu fies para 100% novamente?

Responder

Acássio Soares Nunes janeiro 8, 2014 às 12:45 pm

Não consigo fazer os aditamento do meu curso hoje novamente entro no sistema de aditamento aparece essa mensagem erro M 269, entre em contado com a CPSA, procuro ela desde 2º semestre de 2011 e não consigo fazer nada , por favor ajude-me a resolver este problema.

Responder

ana claudia janeiro 6, 2014 às 8:48 am

bom dia quando fui fazer o aditamento de 2014 esta aparecendo Não iniciado pela cpsa o que esta acontecendo

Responder

Sheila Franco janeiro 4, 2014 às 3:16 pm

Nao consigo fazer o aditamento 2014 aparece erro

Responder

Vera Lúcia Pereira de Souza janeiro 4, 2014 às 12:32 am

Gostaria de saber se o fiador pode ter o nome comprometido no SPC ou SERASA.

Responder

Luana janeiro 14, 2014 às 8:43 am

Não infelizmente se um dos fiadores estiver com o nome comprometido (spc; serasa) o Fies trava mesmo. Aconteceu comigo.

Responder

julio janeiro 14, 2014 às 4:54 pm

rapaz quando eu fui fazer o meu fies escultei diversas vezes, tal pessoa tem restricao e nao conseguia fazer,resumindo com toda certeza nao consegue nao vera um abraco

Responder

Bianca fevereiro 5, 2014 às 10:36 am

Quando eu fui fazer o meu fies, eu mesma fui minha fiadora. Meu cpf não estava restrito, mas muita gente que tem o nome restrito conseguiu. Hoje em dia, não precisa de fiador, você mesma pode ser seu fiador!

Responder

girlane do vale brilhante janeiro 3, 2014 às 10:49 pm

resultado

Responder

oksanne janeiro 2, 2014 às 9:06 pm

Queria saber ate que dia dos meses vai o aditamento do fies!?

Responder

catia dezembro 22, 2013 às 11:42 am

Gostaria de ser informada por não consigo DRA e não ação jurídica Fies.

Responder

Carolina dezembro 20, 2013 às 9:07 am

Suspendi meu FIES por 6 mese, gostária de suspender por mais um semestre, posso?

Responder

Diego dezembro 18, 2013 às 12:05 pm

Boa tarde, eu tenho fies 100% acabei de cursar o 2 semestre de enfermagem, porém vou mudar de faculdade, e quando clico em transferêencia integral não me aparece nada, o que eu devo fazer?
Fico no aguardo de uma posição.

Responder

erica araujo dezembro 11, 2013 às 8:04 pm

Gosdepor eu ter feito o enem em 2012, eu posso se inscrever np 2014?

Responder

karen janeiro 6, 2014 às 2:23 am

Queria saber se consigo fies já tendo um curso superior ? e nao fiz enem, pois ja sou formada a 10 anos.

Responder

Pamella fevereiro 10, 2014 às 9:59 am

Karen consegue sim, eu sou formada e estou na segunda graduação e tenho o FIES, acho q oq vc nao consegue é se no curso anterior vc fez uso do FIES.

Responder

erica araujo dezembro 11, 2013 às 8:04 pm

Gostaria por eu ter feito o enem em 2012, eu posso se inscrever np 2014?

Responder

Miquéias Santos novembro 23, 2013 às 11:32 pm

quando abre as inscrições do fies 2014?

Responder

ROSIMAR REIS FERNANANDES outubro 29, 2013 às 8:50 pm

BOA NOITE EU FIZ O EMEN DESSI ANO GOSTARIA DE SABER SE EU TENHO QUE ESPERA PARA FAZER A ESCRISAO DO FIES

Responder

IEDA A. SOUZA dezembro 12, 2013 às 8:37 pm

gostaria de saber se já pode fazer inscrição no FIES

Responder

LUZIA RIBEIRO outubro 9, 2013 às 9:17 am

gostaria de saber quais são os documentos exigidos para financiar o curso mediante a financiadoda

Responder

Priscila outubro 16, 2013 às 2:14 pm

Boa tarde, é bem simples fazer o financiamento com as novas regras… você precisa primeiro escolher o curso que deseja, se inscrever no vestibular, após passar no vestibular você se matricula na instituição de ensino e em seguida da entrada no FIES, os documentos são os normais para um financiamento qualquer… rg. cpf, comprovante de endereço, holerite etc… após ter dado entrada no FIES é só comparecer ao banco escolhido com os documentos na data estipulada pelo setor do Fies na faculdade e assinar o contrato no banco. Após isso é só levar uma copia do contrato na faculdade e pronto.

Responder

maria gorete abril 11, 2014 às 5:21 pm

Estou tentando fazer o aditamento do fies , da cpf errado ou senha errada, a faculdade diz que tem prazo para este procedimento, como fazer? Estou cursando Direito na Faculdade Estacio de Sá, Campus Juiz de Fora. MG, no aguardo de uma resposta definitiva, o telefone informado tambem não atende.

Responder

Leave a Comment

Previous post:

Next post: