Fies 2014 inscrições, o que é, como funciona?

Atualizado em: 20.07.2013

by wagnof on 01/02/2013

Fies 2014 inscrições, o que é, como funciona?

Inscrições FIES 2014: Saiba como funciona o FIES 2014! Criado pelo Governo Federal em 1999, o Fundo de Financiamento Estudantil auxilia os estudantes do ensino superior a financiar 50% ou 100% dos valores correspondentes aos encargos totais de seus respectivos cursos.

O FIES é um programa gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) que beneficia estudantes devidamente matriculados em instituições não gratuitas. Apenas alunos de cursos superiores avaliados positivamente nos processos conduzidos pelo MEC podem pedir o financiamento.

No ano de 2010 o programa sofreu algumas alterações, melhorando ainda mais. Desde então, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) se tornou o seu Agente Operador. A taxa de juros sofreu uma redução para 3,4% ao ano. E agora, os estudantes interessados em recorrer ao financiamento podem solicitar o benefício em qualquer período do ano. Para isso, basta acessar o Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), no site http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

COMO SE INSCREVER NO FIES 2014

Só podem se inscrever no FIES 2014 estudantes cuja renda familiar mensal bruta seja inferior a vinte salários mínimos. Além disso, o percentual de comprometimento de tal renda mensal per capita deve ser superior a 20%. Quem concluiu os estudos regulares a partir de 2010 e deseja solicitar o financiamento, deverá ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2010 ou ano posterior.

Acessando o site informado logo acima, o primeiro passo a ser seguido é a inscrição FIES 2014. Para efetuar o registro, é preciso informar o número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail e cadastrar uma senha que sempre será utilizada nos acessos a pagina.

Após se inscrever, o estudante terá até dez dias para validar as informações prestadas junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da própria faculdade. Depois de validadas as informações, o aluno terá o mesmo prazo para se dirigir a uma agência do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, para formalizar seu contrato do FIES 2014.

Durante todo o período em que estiver estudando, a pessoa pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50,00, que correspondem aos juros sobre o financiamento. Após a conclusão do curso, existirá um prazo de carência de 18 meses, dado para recompor o orçamento, onde deverá ser pago o mesmo valor habitual. Concluindo esse prazo, o saldo devedor será parcelado em até três vezes o período financiado do curso, acrescido de mais um ano.

Portanto, estudantes de cursos com 04 anos de duração terão 13 anos para amortizar a dívida (3 x duração do curso + 1 ano).

Fies 2014 inscrições, o que é, como funciona? 2.29/5 (45.71%) 7 votos

{ 41 comments… read them below or add one }

Leave a Comment

Current day month ye@r *

Next post: