Fies 2014 Inscrições

Atualizado em: 14.11.2013

by wagnof on 20/11/2013

Fies 2014 Inscrições

Inscrições Fies 2014: O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo Federal, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Foi criado para financiar cursos de educação em instituições superiores não gratuitas avaliadas positivamente nos processos conduzidos pelo MEC.

No ano de 2010 o Fies passou por algumas alterações. Desde então, o estudante pode solicitar o financiamento a qualquer momento. Agora, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o Agente Operador do programa. Os juros atuais caíram para 3,4% ao ano.

Como solicitar o financiamento do Fies?

Para se inscrever o estudante precisa, antes de qualquer coisa, se cadastrar no Sistema Informatizado do Fies (SisFies), disponível em http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal. No primeiro acesso é necessário informar o número do CPF, data de nascimento, e-mail, além de cadastrar uma senha. A validação do cadastro é dada após o envio de uma mensagem ao e-mail informado.

O primeiro passo da inscrição do Fies 2014 é a validação de todas as informações pessoais. Logo após, dados complementares serão solicitados como, por exemplo, renda e demais informações sobre o grupo familiar. No passo seguinte é necessário descrever o curso e a instituição onde o estudante encontra-se matriculado. Também é preciso indicar alguns detalhes do financiamento: duração do curso, valor da semestralidade, período do curso a ser financiado e porcentagem de financiamento.

Seguindo todos os passos, o SisFies apresentará ao estudante uma simulação do financiamento solicitado, com valores aproximados das parcelas a serem pagas. A partir daí, cabe à pessoa escolher a instituição bancária onde deseja fazer o contrato. A opção deve ser feita entre a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

Todas as informações prestadas durante as inscrições para o Fies 2014 devem ser validadas na CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da instituição de ensino, em até dez dias. Feito isto, o estudante terá o mesmo prazo para se dirigir à agência bancária para contratar o financiamento.

Durante o período em que estiver estudando, até 18 meses após a conclusão do curso, o estudante pagará o valor máximo de R$ 50,00, correspondente aos juros. Depois disso, a amortização pode ser parcelada em até três vezes o período financiado do curso, com acréscimo de 1 ano. Estudantes de cursos de 4 anos, por exemplo, têm até 13 anos para quitar todo o empréstimo.

Leia outros artigos disponíveis em nosso site, deixe suas dúvidas nos comentários e fique por dentro de todos os detalhes do Fies 2014!

Dê a sua nota!

{ 43 comments… read them below or add one }

Leave a Comment

Current day month ye@r *

Previous post:

Next post: