Como se inscrever no Fies 2014

13/09/2013

Como se inscrever no Fies 2014

O Fies 2014 é uma iniciativa do Governo Federal através do MEC juntamente com a Caixa Econômica Federal, para custear mensalmente estudos universitários e de pós-graduação, sendo que o aluno terá a oportunidade de ingressar em uma faculdade e somente pagar seus estudos quando já tiver estabelecido em sua carreira.

O Fundo de Financiamento Estudantil foi criado no ano de 1999, é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. No ano de 2010, o programa adquiriu um novo formato. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o Agente Operador do Programa; os juros caíram para 3,4% ao ano; e passou a ser permitido ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano.

O programa é uma excelente oportunidade para aqueles estudantes que sonham em graduar-se, mas não tem como pagar. O financiamento é destinado ao pagamento de universidades particulares, em mensalidades que podem ser financiadas de 50% a 100% do valor. Uma novidade é que o Fies 2014 também financia cursos técnicos de nível médio, mas em ambos os casos, somente recebem o benefício àqueles que forem inscritos em cursos com conceito igual ou maior que 3, de acordo com avaliação do SINAES.

Como se Inscrever no Fies

Para fazer a inscrição no Fies 2014, o candidato deve ter participado do ENEM. Para efetuar o cadastro, o estudante deve acessar o site do SisFies no endereço: sisfies.aluno.mec.gov.br. Para realizar a Inscrição Fies 2014, é preciso que o candidato informe o número do CPF, data de nascimento, e-mail válido e uma senha pessoal (de 6 a 10 caracteres). No canto esquerdo superior da página de cadastro existe uma janela disponível para a visualização dos requisitos mínimos do programa. É necessário ler as Regras do FIES 2014, pois os contratos são firmados apenas com as pessoas que se encaixam em todas as condições.

Para se inscrever no Fies 2014 os estudantes devem ter renda familiar mensal bruta inferior a vinte salários mínimos; o percentual de comprometimento da renda mensal per capita deve ser superior a 20%. Aqueles que concluíram os estudos regulares a partir de 2010 e desejam solicitar o financiamento, devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio de 2010 ou anos posteriores.

O estudante, no período de duração do curso, fará um pagamento trimestral com o valor máximo de R$ 50,00, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento; após a conclusão do curso, o estudante terá 18 meses de carência para recompor seu orçamento, nesse período, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50,00, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento; e ao final do período de carência, a divida do estudante será parcelada em até três vezes o período do financiamento do curso, acrescido de 12 meses.

Dilma oliveira camizão março 4, 2014 às 6:42 pm

Oi sou Dilma oliveira tenho um corso técnico e gostaria de tenta fazer engenheira civil mas nao tem condições de paga poriso estou tentando cadrasta na fies.

Responder

vania fevereiro 27, 2014 às 3:00 pm

olá gostaria de fazer o fies .gostaria de sabe de quantos fiadores para fazer o fies

Responder

Erica fevereiro 24, 2014 às 9:25 pm

Olá não fiz o enem e quero fazer faculdade e já marquei a prova do vestibular, sempre estudei em escolas públicas será que eu posso ter o Fies.

Responder

DANIELA janeiro 31, 2014 às 10:26 am

precisa de quantos fiadores pra fazer o fies?

Responder

Patricia Vales janeiro 23, 2014 às 12:44 pm

somente alunos que fizerem enem tem diereito ao FIES ?

Responder

eva fevereiro 12, 2014 às 11:33 am

não, é pra qualquer aluno que queira verdadeiramente esse beneficio, basta se cadastrar e entrar em contato com a sua instituição de ensino (sua faculdade)

Responder

leonardo oliveira da conceição janeiro 16, 2014 às 8:58 pm

quero ingressar no fies para garantir meu futuro.

Responder

Joana Teresa Castro janeiro 8, 2014 às 4:19 pm

Fiz o ensino médio a muitos anos, mesmo assim posso candidatar-me ao Fies?
Gostaria de saber se o Fies é só para cursos presenciais ou se também para Curso superior EAD, pois pretendo fazer curso superior á distância.

Responder

anapaula janeiro 8, 2014 às 8:24 am

não consigo me escrever no fies

Responder

Eliane Santos Martins janeiro 4, 2014 às 7:10 pm

Tenho 48 anos e até hoje não realizei meu desejo ou sonho de fazer um curso superior por falte de condições financeira; sou Técnica de enfermagem , e infelizmente essa Classe é muito mal remunerada. Pretendo realizar esse sonho através do programa Fies.

Responder

valdemir janeiro 3, 2014 às 3:11 pm

Quero muito realizar meu sonho pelo fies fazer minha faculdade de Gestao Hospitalar.

Responder

Daniela dezembro 13, 2013 às 2:21 pm

Vou começar a fazer faculdade ano que vem , e ja fiz a matricula , ja posso me inscrever no SisFies ??

Responder

Alan Rodrigues de Melo dezembro 4, 2013 às 1:22 pm

Preciso do FIES para pagar meus estudos!

Responder

isael cut de oliveira novembro 7, 2013 às 10:07 pm

sempre tive um sonho de poder fazer um curso superior, e vejo uma oportunidade com fies de esta realizando esse sonho

Responder

Leave a Comment

Previous post:

Next post: