Inscrições, Aditamento e Boleto do Fies 2014

Atualizado em: 06.11.2013

by wagnof on 06/11/2013

Inscrições, Aditamento e Boleto do Fies 2014

Estudantes regularmente matriculados em cursos superiores avaliados positivamente pelo Ministério da Educação (MEC) podem recorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil – Fies 2014, programa do Governo Federal que custeia as despesas juntos às instituições de ensino.

As inscrições para o Fies 2014 podem ser feitas a qualquer momento do ano, no Sistema Informatizado do Fies (SisFies) http://sisfiesaluno.mec.gov.br/. No primeiro acesso, o estudante precisa efetuar um cadastro informando o número do CPF, data de nascimento, e-mail, nome da mãe e criando uma senha. Veja uma explicação mais detalhada sobre inscrições do Fies aqui.

O programa sofreu importantes modificações em 2010. Quem concluiu o ensino médio a partir de tal ano precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para participar do Fies. Algumas vantagens foram criadas como, por exemplo, a redução da taxa de juros para 3,4% ao ano. Também não é mais necessária a presença de um fiador para firmar o contrato.

Aditamento

Os estudantes beneficiados devem ficar atentos ao aditamento do Fies 2014, que é a renovação semestral do contrato. Para fazê-lo, a pessoa deve procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) de sua instituição de ensino solicitando a renovação. A partir daí, existem duas maneiras de prosseguir com o aditamento: simplificada e não simplificada.

No aditamento simplificado, após fazer a solicitação à CPSA, o estudante deve acessar o SisFies e verificar se todas as informações que constam estão corretas. Feito isto, é preciso confirmar a solicitação e comparecer novamente à CPSA para retirar uma via do Documento de Regularidade de Matrícula (DRM). O aditamento não simplificado exige que o estudante, depois de ter assinado o DRM, se dirija ao banco onde firmou o contrato para concretizar a renovação.

Boleto

Um detalhe importantíssimo não pode ser esquecido durante o período de contrato: o pagamento dos juros. A quantia correspondente a este encargo deve ser paga trimestralmente e nunca ultrapassa os R$ 50,00. O valor é pago por meio do boleto do Fies, nos meses de março, junho, setembro e dezembro, em dias escolhidos pelo próprio estudante durante a firmação do contrato.

Os boletos são entregues pelos Correios no endereço de cada pessoa. No entanto, é possível imprimir a segunda via do boleto do Fies. Para isto, basta acessar o site do agente financeiro tendo em mãos o número do CPF ou do contrato em vigência. Para os contratos com a Caixa Econômica Federal o endereço eletrônico é https://www3.caixa.gov.br/fies/asp/Boleto/BoletoOnline2.asp

Inscrições, Aditamento e Boleto do Fies 2014 1.20/5 (24.00%) 15 votos

{ 32 comments… read them below or add one }

Leave a Comment

Current day month ye@r *

Previous post:

Next post: