Inscrições do Fies 2014

Atualizado em: 11.12.2013

by wagnof on 11/12/2013

Inscrições do Fies 2014

Fies 2014: O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) é um programa educacional do Governo Federal, através do MEC, destinado a financiar os estudos de alunos que pretendem realizar um curso superior.

Até o ano de 2010, existia um período durante o ano em que era aberto um prazo de inscrições para o Fies, mas atualmente o cadastro de estudantes pode ser feito a qualquer momento, ao longo do ano, via internet, pelo portal do programa, além dessa mudança o Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o novo agente operador do programa, sendo a nova taxa de juros do financiamento de 3,4% ao ano.

Como se inscrever no Fies 2014

Se você for se inscrever no Fies 2014 pela primeira vez e quiser solicitar o financiamento, é preciso acessar o site http://sisfiesaluno.mec.gov.br/ e informar ao programa informando o número do CPF, data de nascimento, e-mail válido e uma senha pessoal (de 6 a 10 caracteres). Para se inscrever, o candidato deve estar matriculado em curso superior presencial não gratuito, e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O estudante pode solicitar financiamento do Fies 2014 de 50%, 75% e até 100% do valor total das despesas, dependendo da renda familiar mensal bruta. A renda mensal bruta é representada pela somatória do ganho de todos os membros que compõem o grupo familiar do estudante, inclusive ele próprio, caso tenha alguma atividade remunerada. Apenas quem possui renda familiar de até 20 salários mínimos no mês poderá ser beneficiado pelo Fies.

Concluída a Inscrição Fies 2014, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 dias, contados a partir do dia posterior ao da inscrição. Validadas as informações, aquele estudante que tiver apto a solicitar o Fies 2014 deverá se encaminhar até um agente financeiro do programa (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal) para formalizar um contrato de financiamento, ficando a escolha da agência bancária a critério do próprio estudante.

O estudante fará um pagamento com o valor máximo de R$ 50,00 a cada três meses durante o período de duração do curso, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento. Após a conclusão do curso, o estudante terá 18 meses de carência para começar a pagar seu financiamento, durante o período de carência, ele deve pagar R$ 50,00 a cada três meses; e ao final do período de carência, a divida do estudante será parcelada em até três vezes o período do financiamento do curso, acrescido de 12 meses.

Fique atento para novas informações do Fies 2014.

Dê a sua nota!

{ 16 comments… read them below or add one }

Leave a Comment

Current day month ye@r *

Previous post:

Next post: